Entrada > Investigação > Centros de Investigação > Unidade de Investigação Aplicada em Gestão

Centro de Investigação Aplicada em Gestão

A missão desta unidade consubstancia-se na promoção e desenvolvimento transversal de investigação científica aplicada, sobretudo no âmbito da gestão empresarial, turismo e políticas públicas, procurando assim estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática, bem como transferência de conhecimentos para a sociedade. A UNIAG resulta da colaboração de investigadores provenientes de 4 Institutos Politécnicos - Instituto Politécnico (IP) de Bragança, IP do Cávado e do Ave, IP do Porto e IP de Viana do Castelo - membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR). A sua génese parte da identificação de áreas de interesse comuns, com aproveitamento de sinergias de forma a assegurar que os recursos de investigação alcançam uma massa crítica, contribuindo para estimular o incentivo à inovação e experimentação.

O objetivo primordial desta unidade de investigação é potenciar a inovação e empreendedorismo, contribuindo para a identificação e promoção de mais-valias, vantagens competitivas e desenvolvimento de um potencial de excelência na área regional de atuação dos 4 IP’s. Apoiar a inovação baseada na prática com o estabelecimento de parcerias e ligações às empresas, instituições da região mas também com uma forte componente de internacionalização, procurando estabelecer parcerias de investigação. Pretende-se congregar equipas interdisciplinares bem como multidisciplinares que desenvolvam de forma colaborativa linhas de investigação específicas que concorram para o desenvolvimento de investigação aplicada, nas áreas de investigação consideradas de forma à prossecução da missão e objetivos estratégicos da unidade de investigação.

Para tal, a UNIAG assenta numa estrutura organizacional onde a instituição de gestão é a APNOR e as instituições participantes são as IES referidas anteriormente. A definição da sua estratégia científica é uma das funções principais do Conselho Científico constituído por todos os membros integrados. A Comissão Coordenadora, integra o coordenador científico mais um elemento de cada uma da outras IES, num total de 4 elementos, e assegura a gestão corrente da unidade de investigação assim como a sua coordenação científica, auxiliada pelos responsáveis das linhas de investigação. A UNIAG tem ainda uma Comissão Externa de Aconselhamento Científico constituída por personalidades estrangeiras de reconhecido mérito nas áreas de investigação da unidade de I&D e é apoiada por um secretariado pertencente à IES de onde o Coordenador Científico é oriundo.

Website