A primeira edição do evento ESHT BIO-ATLÂNTICO realizou-se no passado dia 17 de junho, na Galeria do Bloco D, revelando-se uma iniciativa de sucesso e de valor acrescentado para todos os participantes.
Esta iniciativa foi dinamizada pela turma do 2.º ano da Licenciatura em Gestão de Restauração e Catering, no âmbito da unidade curricular de Gestão e Organização de Eventos, dirigida à comunidade educativa, marcando simbolicamente o encerramento do ano letivo 2024/2025. A temática centrou-se no produto turístico “Gastronomia e Vinhos” do município de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.
O evento explorou o manual da Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto – Rural, desenvolvido pelos Grupos de Ação Local ADER-SOUSA; ADRITEM; ADRIMAG; e LITORAL RURAL. A nutricionista Ana Helena Pinto, fundadora da “Nutrition for Hapiness” e uma das autoras deste manual, partilhou os resultados deste projeto colaborativo, guiando os participantes por uma viagem à identidade gastronómica deste território designado “litoral rural”. Também estiveram presentes as Mascotes “Horta” e “Liça”, do projeto da Identidade Alimentar da AMP Rural, dinamizadas por dois estudantes do curso.
A iniciativa contou ainda com a presença de Jorge Miguel Castro Sousa, em representação da marca de vinhos “Tubarão”, projeto vínico nascido nas Masseiras da Póvoa de Varzim, que ofereceu aos participantes uma experiência sensorial ligada aos aromas atlânticos do território. A sua produção vínica artesanal alimenta-se de inovação, sustentabilidade e carisma, pelo que tem vindo a destacar-se dentro de um mercado altamente competitivo.
O evento foi ativamente dinamizado pelos estudantes do curso, responsáveis pela preparação das várias provas e degustações de bebidas, através das quais aplicaram os seus conhecimentos, reforçando o seu espírito de entreajuda e dinamismo. Um claro exemplo de articulação entre prática pedagógica, desenvolvimento de competências em organização de eventos e valorização do património alimentar local.
Docentes envolvidos no evento: Dália Liberato, Pedro Liberato, Teresa Mendes, Cristina Rodrigues e Carla Melo