Entrada > Cursos > Mestrado em Ciências Gastronómicas

Mestrado em Ciências Gastronómicas

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo associou-se à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto para criar o Mestrado em Ciências Gastronómicas, que teve a sua primeira edição no ano letivo 2019/2020.

Portugal possui uma singularidade gastronómica única, sendo talvez um dos países europeus mais capazes de respeitar e integrar o exótico e o diferente na sua gastronomia tradicional e de base mediterrânica. Ou seja, faz a ponte entre continentes, transporta e absorve as outras culturas e nunca deixa de ser singular. O que numa época de globalização e perda de identidade faz toda a diferença. Portugal em particular o vale do Douro onde nos inserimos, possui uma produção alimentar e de vinhos de elevada qualidade, os saberes relacionados com a maximização dos produtos da terra estão ainda bem vivos nas populações e existem conhecimentos científicos e técnicos que permitem maximizar esta singularidade, pois possuímos uma formação na área da gastronomia de elevada qualidade e uma das mais antigas e reputadas escolas de nutrição europeias na Universidade do Porto.

Esta mistura de conhecimentos, única no país, deu origem a esta pós-graduação em Ciências Gastronómicas, através da qual a academia presta uma renovada atenção à fusão de conhecimentos entre a gastronomia e as ciências da terra e da vida, as ciências da saúde e do sabor, as quais estão na sua base e às questões da gestão de processos e de qualidade que sustentam este tipo de negócios.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

Objetivos

Esta formação terá uma abordagem holística nos vários domínios, facilitando pontes entre domínios científicos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto com os conceitos práticos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto, fortalecendo a articulação entre os saberes científicos e a sua aplicação prática no mundo real.


Objetivos formativos:
— Formar e qualificar profissionais para o sector da gastronomia, com competências para inovarem e atuarem de forma consciente, rigorosa e responsável nas áreas da Nutrição, Técnicas Culinárias, Empreendedorismo e Cultura e Sustentabilidade;
— Capacitar os profissionais para criar e desenvolver propostas de novos produtos, serviços e negócios, como consultoria na área da restauração e da gastronomia;
— Promover experiências de processamento de alimentos com base em conhecimentos científicos, técnicos e práticos das Ciências da Nutrição, tendo em conta a promoção de saúde.

funcionamento

O curso decorre às segundas e terças-feiras em horário diurno.

As aulas decorrem, maioritariamente, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, excepto as aulas práticas de cozinha que decorrem na Escola Superior de Hotelaria e Turismo. 

Plano de estudos

Mais informações no website da FCNAUP