Acrónimo: TURNOUT
Título: Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal
Referência: POCI-01-0145-FEDER-032289
Investigador responsável (ESHT): Fernanda Ferreira
Data de início: julho 2018
Data de fim: julho 2022
Entidade financiadora: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização na sua componente FEDER, através do Programa Operacional Regional do Norte, e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE.
Redes Sociais
Resumo do projeto
O Projeto Turismo Outdoor (TURNOUT) abrange a NUT II, norte de Portugal, nomeadamente os municípios correspondentes às NUT III do Alto Minho, Cávado, Ave, Área Metropolitana do Porto, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes. Este projeto resulta do reconhecimento do potencial do território em termos de Turismo Outdoor, considerando as características e recursos da região Norte, da sua oferta turística, bem como das tendências da procura turística, que tem vindo a registar um importante crescimento nos últimos anos, apesar de se verificar, ainda, um maior peso do mercado nacional. Do ponto de vista da oferta, verifica-se que existe necessidade e espaço para uma maior integração e articulação e promoção dos diferentes recursos, atividades e intervenientes, através da criação de ferramentas SIG. Por outro lado, verifica-se, também, a necessidade de conhecimento sistemático da realidade, através de indicadores concretos, que reflitam seja a dimensão da oferta, seja da procura, suscetíveis de recolha, de forma transversal e atualizada em toda a região. Tendo sido identificados um conjunto de documentos e iniciativas que incidem sobre temáticas implícitas no conceito de Outdoor como é o caso do Consórcio Norte Natural, com enfoque no Turismo de Natureza, ou relativas a sub-regiões do território alvo (ex. Minho) como é o caso do projeto NaturMinho, nenhum visa especificamente, e com a abrangência necessária, os objetivos estabelecidos para este projeto.
Os resultados deste projeto serão contributos concretos para a estratégia de desenvolvimento turístico responsável e sustentado do território, contemplando as responsabilidades e interesses dos múltiplos de agentes turísticos, públicos e privados. A informação resultante do projeto contribuirá para orientar futuras políticas de intervenção ao nível do conhecimento e monitorização, do planeamento, ordenamento, organização e marketing da oferta, bem como para a definição de uma posição competitiva da região no contexto do Turismo Outdoor, respondendo à evolução da procura, nacional e internacional. Esta posição assentará na especificidade e distinção dos recursos existentes, bem como numa base empresarial articulada, através de uma oferta inovadora, com integração das TIC e articulação de iniciativas e projetos. Em última instância, o objetivo final do TURNOUT é contribuir para o crescimento económico, para o emprego, e para a melhoria das condições de vida, seja dos turistas, em particular da sua experiência no território, seja dos residentes, que, também, beneficiarão dos equipamentos, infraestruturas e atividades que resultam do desenvolvimento do Turismo Outdoor na região Norte do País.


