Entrada > Notícias > O GPSE marcou presença na Semana do Pescador
Publicado em: 30 Maio 2023

O GPSE marcou presença na Semana do Pescador

O Gabinete de Prestação de Serviços ao Exterior marcou presença no evento promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde.

O Gabinete de Prestação de Serviços ao Exterior da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, em parceria com a Docapesca, participou na Semana do Pescador, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2023.

Ao longo de três dias, foram apresentados diferentes chefes, showcookings e momentos de degustação que procuraram - numa viagem entre as memórias do mar à nossa mesa e os desafios do seu futuro - homenagear o pescador e assinalar a importância do setor das pescas no território.

O GPSE convidou quatro chefs para apresentarem as suas propostas:

O Chef Nuno Andrade apresentou duas propostas que privilegiaram a utilização de conservas de peixe, num surpreendente abraço entre o mar e a horta, cujo menu foi composto por bolinhos de cavala, feijão e espinafre e tosta de polvo com legumes marinados.

O Chef Ricardo Lanção marcou presença nos três dias, partilhando três momentos que ofereceram seis degustações, exemplificando de forma criativa novos padrões de consumo de peixe. Reconhecendo que o consumo de peixe em Portugal se encontra demasiado focado em poucas espécies e que este acaba por ter um tremendo impacto na sustentabilidade dos mares e do oceano, explorou nas suas propostas de canapés de verão duas espécies menos comuns e mais sustentáveis: a cavala e o carapau. Numa explosão criativa de técnicas, sabores, texturas e cores, Ricardo Lanção despertou as emoções das partilhas de verão apresentando três degustações de cavala e três de carapau.

O Chef Jorge Sousa fez magia ao homenagear, num forno a carvão, a pescada e o polvo. Partindo das memórias da nossa cozinha desenhou um inusitado cenário marítimo, apresentando pescada braseada, chalota caramelizada e xerém de amêijoas e polvo grelhado, ovo a baixa temperatura, puré de batata-doce e vegetais grelhados.

Por sua vez, o chef Sandro Meirelles captou a atenção de todos ao confecionar boca-negra, apresentando um prato que foi um hino à cozinha contemporânea portuguesa: boca negra, fricassé de mexilhão e caril, couve-flor, dolmades de couve-galega e ovas de truta.

Combined Shape

Navigation