A Pós-graduação em Revenue Management em Turismo e Hotelaria é direcionada para aqueles que pretendam adquirir e melhorar os seus conhecimentos em gestão de receita, numa indústria emergente como o Turismo. Sendo esta uma atividade de crucial importância económica, é para os gestores de topo e para os operacionais imprescindível obter conhecimentos sobre o Revenue Management em Turismo e Hotelaria, considerando que este setor se encontra num momento de crescimento e desenvolvimento exponencial em Portugal. É, assim, vital dotar os seus profissionais de elevados níveis de formação e especialização. Além da formação dos futuros profissionais do setor, pretende-se qualificar os profissionais em exercício de forma a melhorarem o seu desempenho.
O facto de os Revenue Managers terem um papel preponderante e decisivo nas tomadas de decisão no que diz respeito aos preços, distribuição e controlo de restrições e inventários, tem tornado ainda mais central esta tarefa de gerir as vendas de um Empreendimento.
Neste seguimento, os objetivos gerais desta Pós-Graduação são:
I. Desenvolver as competências na área do Revenue Management, privilegiando uma perspetiva integrada ao nível do desenvolvimento e implementação de técnicas e planos de ação;
II. Satisfazer as necessidades de formação de todos os que pretendem iniciar a sua atividade profissional em Revenue Management;
III. Melhorar os conhecimentos e competências das pessoas que já exercem a sua atividade profissional em hotelaria, mais propriamente em Revenue Management;
IV. Implementar a utilização das técnicas e sistemas de Revenue Management, utilizando as ferramentas e os sistemas informáticos de apoio à gestão, muito correntes no mercado atual, de forma a potenciar as receitas.
| 1º Ano | ||
|---|---|---|
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Gestão Estratégica | 1º Semestre | 5.0 |
| Metodologias de Investigação | 1º Semestre | 5.0 |
| Revenue Management em Alojamento | 1º Semestre | 7.0 |
| Seminários Temáticos I | 1º Semestre | 3.0 |
| Tendências e Mercados Turísticos | 1º Semestre | 5.0 |
| Marketing Digital (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
| Tecnologias de Informação e Web Business (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
| Análise de dados e previsão | 2º Semestre | 5.0 |
| Business Intelligence | 2º Semestre | 5.0 |
| Controlo de Gestão e Reporting | 2º Semestre | 5.0 |
| Revenue Management em Restauração e Catering | 2º Semestre | 5.0 |
| Revenue Management em Turismo | 2º Semestre | 7.0 |
| Seminários Temáticos II | 2º Semestre | 3.0 |
Podem candidatar-se a este curso os: Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto; Detentores de um currículo académico, científico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização com êxito deste curso.
Propinas: 1.950€
Propina estudante internacional: 3.000€
Propina Estado Membro CPLP: 2.250€
- Pagamento de Propinas:
Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações (10%).
Os estudantes nacionais inscritos neste curso poderão candidatar-se às bolsas de incentivo no âmbito do Programa PRR – Impulso no P.PORTO, de acordo com o Regulamento P.PORTO/P-002/2023, de 23 de janeiro.
Flyer Revenue Management em Turismo e Hotelaria


