Entrada > Notícias > 1.º Encontro do Clube da Wine School
Publicado em: 14 Julho 2022

1.º Encontro do Clube da Wine School

A iniciativa de lançamento do Clube da Wine School decorreu no passado dia 8 e contou com a presença de vários produtores.

No passado dia 8 de julho de 2022, decorreu na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, o lançamento do Clube da Wine School, destinado a todos os participantes da Wine School nas últimas quatro edições, e que se tornam membros fundadores do Clube.

Os Membros do Clube Wine School tiveram a oportunidade de provar diferentes estilos de vinhos de diferentes regiões vitivinícolas nacionais. Os produtores estiveram presentes para comunicar os seus projetos e partilhar uma seleção de vinhos: Alma Soalheira, Aveleda, Casa Lata, Quinta dos Encados, Quinta de Lourosa, Quinta de Lubazim, Quinta de Santiago, Quinta do Tamariz e Sogrape.

A Minho Fumeiro, também membro parceiro do Clube da Wine School, marcou presença com variados enchidos para degustar com os vinhos em prova.

Na prova comentada Desafio de Castas reinou a animação e a competição. Os Membros foram desafiados a descobrir as castas, em prova cega. Cinco monovarietais estiveram em prova: Quinta da Lourosa Alvarinho 2019, Quinta dos Carvalhais Encruzado 2021, Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional 2017, Villa Alvor Moscatel Galego Roxo 2020. Três das oito equipas empataram e o vinho do desempate foi Quinta dos Encados Loureiro 2021.

Na prova enogastronómica, Duelo de Regiões, os membros foram desafiados a provarem vinhos e iguarias e pontuarem a melhor combinação. Os vinhos foram apresentados na seguinte sequência: Quinta da Lourosa Alvarinho 2019 (Vinhos Verdes, Quinta de Lourosa), 100 Segredos Colheita Branco 2020 (Douro, Alma Soalheira), Quinta D'Aguieira Touriga Nacional 2017 (Bairrada, Aveleda) e Quinta de Lourosa Touriga Nacional e Vinhão Bruto 2018 (Vinhos Verdes, Quinta de Lourosa). Já as iguarias selecionadas foram chocolate 70% cacau com framboesa e amêndoa, ovos moles de Aveiro IGP, pickles e seleção de enchidos Minho Fumeiro. Os estudantes da Pós-graduação em Enoturismo pretenderam realçar os supostos “inimigos” do vinho e alguns dos princípios de harmonização.

O evento decorreu em ambiente informal, com uma excelente participação dos Membros do Clube da Wine School e a satisfação dos produtores presentes por terem um público-alvo tão interessado nos seus projetos e vinhos.