Entrada > Notícias > Aula aberta "O que esperamos da comunicação virtual dos museus?"
Publicado em: 16 Março 2021

Aula aberta "O que esperamos da comunicação virtual dos museus?"

O CTeSP em Animação Turística recebe a oradora convidada Maria Manuel Ribeiro para uma aula aberta sobre a comunicação digital dos museus.

No dia 23 de março de 2021, pelas 10h30, no âmbito da UC de História de Arte do CTesP em Animação Turística, realiza-se uma aula aberta intitulada "O que esperamos da comunicação virtual dos museus?" com a convidada Maria Manuel Ribeiro.

Atualmente boa parte dos recursos dos museus (materiais, humanos, financeiros e patrimoniais) são canalizados para ações de mediação e práticas comunicacionais, geralmente assentes na ambígua subordinação aos paradigmas contemporâneos de Programação e Necessidades dos Públicos.
Questionando-os, pretende-se promover alguma reflexão sobre questões de perceção/comunicação do património e da memória à luz de conceitos como os de imediatismo cultural, imersividade e experimentação.

Maria Manuel Velasquez Ribeiro é licenciada em História e pós-graduada em História Insular e Atlântica, mestre em Museologia. Técnica Superior do Museu de Angra do Heroísmo desde 1995, onde exerceu as funções de coordenação do Serviço Educativo até 2003 foi, também, Chefe de Divisão do Património Móvel e Imaterial da Direção Regional da Cultura entre 2003 e 2011. Tem como principais áreas de investigação a história da museologia açoriana e os processos de patrimonialização de bens e a construção de discursos identitários, temas sobre os quais tem publicado vários estudos e artigos.

A sessão realiza-se via Zoom e para aceder à mesma deverá enviar um e-mail para o endereço eletrónico: .

Combined Shape

Navigation