Entrada > Notícias > Aula Aberta sobre Turismo, Cultura e Inclusão
Publicado em: 07 Junho 2023

Aula Aberta sobre Turismo, Cultura e Inclusão

Os estudantes da Licenciatura em Gestão de Atividades Turística dinamizaram uma aula aberta que contou com três oradoras convidadas.

No dia 31 de maio de 2023, no âmbito da UC de Relações Interpessoais, decorreram três aulas abertas onde se abordaram temas relacionados com o setor do turismo.

O primeiro momento teve como convidada Marta Nunes, uma viajante apaixonada. Em conjunto com o seu companheiro, em janeiro de 2023, decidiram partir naquela que está a ser uma das maiores aventuras da vida de ambos. Para além de organizar viagens, Marta Nunes cria, em simultâneo, conteúdos dedicados às suas descobertas pelo mundo. Durante a sua apresentação, a oradora demonstrou, através de exemplos reais, como o choque cultural existe e como é que os estudantes, enquanto futuros profissionais da área de turismo, devem ter isso em consideração. Abordou ainda as limitações que podem existir ao viajar, devido às diferenças culturais, apresentando costumes e tradições de algumas das culturas que a marcaram de alguma forma.

O segundo momento do dia, tinha como mote o Mês Europeu da Diversidade, e a convidada foi a oradora Olívia Nogueira, professora e formadora na área do Turismo Acessível e Inclusivo. Durante a palestra houve espaço para aprendizagens e reflexões no contexto do turismo acessível e inclusivo, mas sobretudo para a partilha de relatos pessoais em situações de discriminação e preconceito, partilhados não só pela convidada, mas também pelo público, que rapidamente se envolveu de forma dinâmica com a palestrante.

O terceiro e último momento foi apresentado pela oradora Ana Rita Pérola, responsável pela organização e divulgação dos eventos de Vila do Conde. Contou também com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, Enf. Isaac Braga, que realçou a importância da presença dos gestores em ações de divulgação das atividades/serviços que a entidade dispõe. Foi realizada uma apresentação dos vários eventos que organizam e participam, nomeadamente a Feira do Fumeiro e o São João de Vila do Conde, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Em suma, os convidados transmitiram o seu conhecimento e partilharam conteúdos que enriqueceram e alargaram o conhecimento dos estudantes presentes, o que certamente os terá deixado melhor preparados como futuros profissionais do setor.