Entrada > Notícias > Cursos de Preparação, de média e longa duração, para as provas para Maiores de 23 anos
Publicado em: 02 Fevereiro 2017

Edição 2017/2018

Cursos de preparação para as provas de:

Preços

Cursos de longa duração (80 horas):

• 500€ (pagamento em 4 prestações de 125€ ) + 30€ (taxa de inscrição) ou,
  • 450€ (pronto pagamento) + 30€ (taxa de inscrição).

Cursos de média duração (40 horas):

• 200€ (pago em 2 prestações de 100€) + 30€ (taxa de inscrição) ou,
  • 190€ (pronto pagamento) + 30€ (taxa de inscrição).

Inscrições a decorrer.

Destinatários: candidatos ao ensino superior por via do contingente especial de acesso destinado a maiores de 23 anos, isto é, que cumpram cumulativamente as seguintes condições:

1. Tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro de 2016;
  2. Sejam nacionais de um Estado membro da União Europeia, ou, não o sendo, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior (a autorização de residência para estudo não releva para a contagem deste prazo);
  3. Não sejam, à data de inscrição, titulares de habilitação válida para candidatura através do Concurso Nacional de Acesso para o curso de licenciatura onde pretendem ingressar (os exames nacionais são válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos dois anos seguintes, conforme determina a Deliberação da CNAES n.º 1233/2014, de 9 de junho).

Os candidatos que realizem com aproveitamento cursos de preparação de longa duração ministrados pelas Escolas do IPP são dispensados de realizar a respetiva prova específica. Note-se que as provas específicas, exigidas como provas de ingresso no âmbito dos maiores de 23 anos, pelos diferentes Cursos/Escolas do IPP são comuns a todas as Escolas do IPP, o que permite a referida dispensa independentemente do local onde foi frequentado o curso de preparação.
Considera-se que um candidato obteve aproveitamento no curso de longa duração se, cumulativamente, tiver pelo menos 67% de assiduidade e obtiver nas provas escritas uma média final igual ou superior a 9,5 valores.
Aos candidatos que realizem com aproveitamento cursos de preparação de longa duração será permitido realizar a respetiva prova específica, sendo considerada para essa componente de avaliação a melhor das classificações obtidas.

Inscrições: As inscrições podem ser enviadas por email (), anexando o Boletim de Inscrição devidamente preenchido, comprovativo de pagamento e cópia do cartão de cidadão. Podem ainda ser realizadas nos Serviços Académicos.

Boletim de Inscrição