Entrada > Notícias > ESHT on Tour’24
Publicado em: 22 Abril 2024

ESHT on Tour’24

A ESHT on Tour é uma iniciativa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo que decorre no dia 23 de abril.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto organiza o ciclo de conferências ESHT On Tour, subordinado ao tema "A sustentabilidade turística dos territórios de interior", que decorrerá no próximo dia 23 de abril de 2024.

A atividade turística tem vindo a afirmar-se de forma consistente à escala nacional e internacional, pelo que urge refletir sobre novos modelos de desenvolvimento e gestão sustentável dos destinos. Neste contexto de alteração de paradigmas, torna-se necessário repensar o papel do turismo especialmente nos territórios de interior, onde o binómio preservação-desenvolvimento ainda apresenta grandes desafios.

Nesta conferência pretende-se criar um espaço de reflexão que permita identificar organizações, projetos e estratégias que impactam positivamente estes territórios e que aportam benefícios para os seus stakeholders. Considerando a necessidade de perspetivar o turismo para além das externalidades económicas, pretendemos sobretudo refletir sobre o valor socioeconómico e sociocultural dos recursos territoriais para promover o desenvolvimento local e regional.

ESHT ON TOUR | AUDITÓRIO LUÍS SOARES

14h00 | Sessão de Abertura
Flávio Ferreira | Presidente da ESHT
Luís Pedro Martins | Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal
Aires Pereira | Presidente da C. M. Póvoa de Varzim
Vítor Costa | Presidente da C. M. Vila do Conde

15h00 | Turismo Criativo/Regenerativo em Territórios de Interior
Moderação:
Teresa Mendes e Cristina Rodrigues
Patrícia Cordeiro | Candidatura Caretos de Podence à UNESCO
Aida Carvalho | Fundação Côa Parque
Sandra Ferreira | Museu da Covilhã
Carina Pereira | Projeto Nliterário
Filipa Brandão | Turismo Regenerativo (Universidade de Aveiro, GOVCOPP)

16h15 | Projetos sustentáveis nos territórios de interior
Moderação:
Dália Liberato e Carla Melo
Duarte Pinheiro | Rota do Românico
Verónica Bernardo | Geopark Arouca
Antónia Morais | Geopark Terras de Cavaleiros
Sónia Almeida | Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés
Maria de Lurdes Vale | Turismo de Portugal

17h45 | Encerramento
Pedro Liberato

18h00 | Coffee End

Participação gratuita, mas de inscrição obrigatória.