Entrada > Notícias > ESHT On Tour’24 debateu a sustentabilidade turística nos territórios de interior
Publicado em: 29 Abril 2024

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo promoveu mais uma edição do ESHT On Tour.

A 23 de abril de 2024 decorreu mais uma edição do ciclo de conferências ESHT On Tour, uma iniciativa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto. Um dos eventos com maior repercussão na comunidade da ESHT e que ajuda a estreitar relacionamentos com a sociedade civil da região.

Este ano, subordinado ao tema “A sustentabilidade turística nos territórios do interior”, a conferência assumiu um renovado destaque, acolhendo não só estudantes, mas também diferentes profissionais com interesse na temática. Apesar da localização litoral da Escola, é objetivo da Comissão Organizadora, sensibilizar os estudantes para a diversidade de territórios turísticos que compõem o país e particularmente o Norte.

No âmbito desta temática, participaram entidades, organizações e projetos de reconhecido mérito nacional e internacional, que têm impactado positivamente estes territórios, especialmente na dimensão sociocultural e socioeconómica, conferindo aos respetivos destinos, novos fatores de atração e competitividade.

Festa de Carnaval dos Caretos de Podence (Património UNESCO); Fundação Côa Parque (Património UNECO); Geopark Arouca (rede UNESCO); Geoparque Terras de Cavaleiros (rede UNESCO); Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (rede UNESCO); Rota do Românico; Museu da Covilhã (Melhor Museu do Ano APOM-2022); Coordenação da Delegação do Turismo de Portugal em Espanha; e ainda dois projetos de investigação científica aplicados a territórios de baixa densidade, um sobre Turismo Literário, outro sobre Turismo Regenerativo.

Como principal conclusão podemos destacar o reconhecimento de estratégias territorialmente integradas que valorizam os recursos endógenos e o património cultural e natural identitário e que envolvem a comunidade local na gestão do destino. Em suma, os casos de sucesso apresentados identificaram a atividade turística como um motor de desenvolvimento sustentável, de coesão territorial e de afirmação identitária.

O feedback entretanto recolhido reforçou a relevância deste ciclo de conferências, sendo consensual a qualidade dos oradores e a mestria das suas intervenções, que proporcionaram a todos os presentes, uma visão alargada sobre o potencial turístico destes territórios e sobre os princípios da sua sustentabilidade turística. Foi, indubitavelmente, uma conferência rica em aprendizagem, diálogo e partilha.

Uma edição que permitiu reafirmar o compromisso da ESHT com o Ensino Politécnico de excelência e que esteve à responsabilidade dos docentes Dália Liberato, Pedro Liberato, Cristina Rodrigues e Teresa Mendes.