Entrada > Notícias > ESHT On Tour
Publicado em: 04 Junho 2018

ESHT On Tour

Decorreu, no passado dia 23 de maio, o Ciclo de Conferências ESHT on Tour’18, uma iniciativa da Escola de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto organizou um ciclo de conferências no âmbito do turismo na Região Norte, no passado dia 23 de maio, que constituiu um espaço de apresentação do diagnóstico da atividade e discussão sobre a estratégia futura para a região, para cada um dos municípios presentes, e ainda no âmbito dos projetos internacionais que integra.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, que destacou a abertura das entidades governamentais para o apoio à internacionalização da atividade das empresas nacionais, e da internacionalização na formação dos alunos. Estiveram ainda presentes a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dra. Elisa Ferraz e o Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Prof. Doutor João Rocha.

O Ciclo de Conferências debateu, numa primeira fase, o diagnóstico da atividade na atualidade, na Região do Porto e Norte, com um momento de reflexão específico sobre o papel do terminal de cruzeiros na procura da região. Esta discussão foi alargada ainda às estratégias previstas, ao nível do turismo, para os municípios do Porto, Vila do Conde, Braga e Viana do Castelo. Numa segunda fase do debate, foram apresentados os principais projetos internacionais que a região integra, como a Associação Geoparque de Arouca, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés, a Eurocidade Chaves – Verín e a Rota do Românico, onde foi possível destacar o seu papel na dinamização da região Norte como destino turístico (sustentável), pelo posicionamento como stakeholder na aplicação das estratégias que visam o incremento da sua competividade.