Entrada > Notícias > Visita ao Barroco no Centro do Porto
Publicado em: 18 Abril 2024

Visita ao Barroco no Centro do Porto

Os estudantes do CTeSP em Animação Turística e da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas realizaram uma visita de estudo ao centro histórico portuense.

No passado dia 16 de abril, antecipando em dois dias a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, os estudantes de 1.º ano do CTesP em Animação Turística, no âmbito da UC de História da Arte, e do 3.º ano de Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Destinos Turísticos, realizaram um walking tour pelo Barroco no centro do Porto. Esta foi uma experiência enriquecedora, contando com uma dinâmica interativa, através da utilização de dispositivos móveis, para além da instrutiva exploração presencial.

A destacar o final da visita à recém intervencionada igreja de Santa Clara, ponto de encontro com @s estudantes de 1.º ano do CTesP de Turismo e Informação Turística. Estes estudantes visitaram previamente o Porto Welcome Center, no âmbito das UCs de Geografia do Turismo, e de Promoção de Dinamização de Destinos Turísticos, de onde beneficiaram da expertise de uma técnica do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Em Santa Clara, a visita conjunta foi acompanhada pela técnica afeta a este emblemático monumento, bem como pelo coordenador editorial de uma publicação que faz a mediação cultural entre as obras de intervenção e restauro deste edifício, e o público.

Esta visita proporcionou aos futuros profissionais de turismo uma compreensão mais profunda do contexto histórico, social e religioso que moldou o Barroco no Porto, e dotou-os de ferramentas operativas para a correta mediação destes espaços, no âmbito do turismo cultural.

A coordenação desta atividade foi da responsabilidade das docentes Cristina Rodrigues, Dália Liberato e Teresa Mendes, que gostariam de agradecer a graciosa participação do Professor Hugo Barreira, docente do Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da FLUP.