Entrada > Notícias > Estudantes de TIT visitam o Parque Nacional da Peneda-Gerês
Publicado em: 03 Julho 2017

Estudantes de TIT visitam o Parque Nacional da Peneda-Gerês

No passado dia 23 de junho, os estudantes foram visitar o Parque Nacional da Peneda - Porta do Lindoso - no âmbito da UC de Geografia do Turismo.

No passado dia 23 de junho os alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Turismo e Informação Turística fizeram uma visita ao Parque Nacional da Peneda – Gerês (PNPG), em particular à Porta do Lindoso, tendo sido recebidos e acompanhados pelo seu responsável, o Dr. Nuno Pousada.

A visita decorreu no âmbito da UC de Geografia do Turismo, tendo por objetivo o reconhecimento e contacto com uma das estruturas interpretativas de receção aos visitantes, que são as Portas do Parque.

Considerando que a formação técnica especializada deste grupo de alunos se enquadra na área da informação, acompanhamento e aconselhamento de turistas, a visita teve início com uma apresentação do Parque Nacional, descrição da área abrangida e a relação com o território espanhol, pela sua continuidade, concretizada na classificação conjunta como Reserva da Biosfera Transfronteiriça (Gerês-Xurés), pela UNESCO, em 2009, que reforça a necessidade de um esforço comum e coordenado de salvaguarda da flora, fauna e paisagem.

Foram apresentadas as Portas do Parque e reforçado o seu papel determinante na divulgação de informação temática, acompanhamento a grupos de turistas nacionais e internacionais, reconhecimento de problemas existentes na área e apoio na respetiva resolução (nomeadamente no diagnóstico da diminuição da superfície ocupada por espécies autóctones), participação em projetos de investigação, articulação de estratégias com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF, IP), entre outras. Foram ainda discutidos, com os alunos, os principais desafios que se colocam ao Parque Nacional, na permanente procura de equilíbrio Homem-Natureza, perante o número crescente de turistas que o visitam.

A terminar a visita, os alunos realizaram um trilho temático, com início e fim na Porta, muito enriquecedor, pela paisagem e excelente interpretação cuidada e dinâmica, em todo o trajeto, transmitida pelo Dr. Nuno Pousada.