Entrada > Notícias > Exposições virtuais no Google Arts & Culture
Publicado em: 26 Abril 2021

Exposições virtuais no Google Arts & Culture

O CTeSP em Animação Turística recebe aos oradores convidados Maria Leonor Botelho e Hugo Barreira, Professores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

No dia 30 de abril de 2021, pelas 14h30, o CTeSP em Animação Turística recebe a Professora Doutora Maria Leonor Botelho e o Professor Doutor Hugo Barreira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, para uma aula aberta online subordinada ao tema "Exposições virtuais no Google Arts & Culture: recursos para a comunicação e valorização do património".

No âmbito do Mestrado em História da Arte Portuguesa e do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da Faculdade de Letras da Universidade do Porto foram organizadas diversas exposições virtuais na plataforma Google Arts & Culture. A conceção destas exposições foram definidas por docentes e estudantes que, ao longo dos anos académicos, se dedicaram ao trabalho de campo, à pesquisa em bibliotecas e arquivos e ao trabalho realizado em contexto de sala de aula.

A criação das exposições na plataforma Google Arts and Culture resultou numa experiência pedagógica enriquecedora para estudantes, autores das imagens e das suas descrições, e para docentes, curadores e autores dos textos de secção. As exposições foram também assumidas como instrumento exploratório de metodologias de investigação aplicadas a um projeto coletivo. A capacidade de criar produtos culturais em contexto pedagógico foi a motivação central destes projetos.

Nesta sessão serão apresentadas algumas destas exposições, partilhando alguns aspetos do seu processo criativo, enquanto refletimos sobre as potencialidades dos recursos digitais para a comunicação e valorização do património e para a o contacto dos estudantes com a realidade exterior à sala de aula.

A sessão decorre via Zoom e para aceder deverá enviar um e-mail para teresamendes@esht.ipp.pt