Entrada > Notícias > Fatores determinantes na valorização da Experiência Turística

Fatores determinantes na valorização da Experiência Turística

Os estudantes da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas dinamizaram este seminário temático sobre a cidade do Porto.

No dia 11 de março de 2022 decorreu, no âmbito do trabalho interdisciplinar do 3.º ano da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, o seminário temático "Fatores Determinantes na Valorização da Experiência Turística: O caso da cidade do Porto", no qual participaram os oradores Teresa Silveira (Pestana Hotéis), Carlos Picanço (Futurismo Azores Adventures), Tiago Sousa (CATAI) e Paulo Vaz (Turismo de Portugal).

Como síntese das diversas intervenções, os estudantes finalistas da LGAT perceberam que cada cliente ou cada turista é uma pessoa diferente, e como tal, trabalhar para a satisfação de cada uma destas pessoas, e para lhes proporcionar uma experiência de excelência, é um desafio com diferentes variáveis. De entre estas, destacam-se a qualidade do atendimento, do fator humano, por sua vez está relacionado com a formação dos RH, com a cultura organizacional, e com a atenção ao detalhe. Acrescentam-se também, a qualidade paisagística e urbana, do património cultural e natural, assim como a eficiência e rapidez e eficácia dos serviços prestados.

A alteração dos valores e comportamentos dos turistas do século XXI, que valorizam atualmente aspetos diferentes, entre os quais, o contributo para o bem comum e a sustentabilidade é outro dos desafios para as organizações turísticas.

O efeito 'wow' e a capacidade de surpreender são de extrema importância e reforçam a componente sensorial e emocional com que as experiências turísticas são vivenciadas e nas quais o digital assume, cada vez mais, um papel determinante.