Entrada > Notícias > Observatório Regional de Turismo Sustentável do Porto e Norte
Publicado em: 31 Maio 2022

Observatório Regional de Turismo Sustentável do Porto e Norte

Investigadores do Instituto Politécnico do Porto integram o Observatório Regional de Turismo Sustentável do Porto e Norte de Portugal.

O Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal e CITUR assinaram na passada quarta-feira, 25 de maio de 2022, o protocolo que visa a criação do Observatório Regional de Turismo Sustentável da região do Porto e Norte de Portugal. A cerimónia decorreu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.

A criação do Observatório assenta na “necessidade de criação de instrumentos operacionais de grande respalde científico que possam apoiar a monitorização das metas definidas na Estratégia para o Turismo 2027 em matéria de Sustentabilidade, bem como o contributo que a esse nível a região do Porto e Norte de Portugal poderá oferecer”.

O Observatório permitirá um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos.

O próximo passo será o reconhecimento da OMT, deste observatório na sua Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO), consolidando a posição de Portugal como líder da monitorização da sustentabilidade dos destinos.

De acordo com o memorando, a integração do CITUR nesta iniciativa justifica-se pela “vitalidade crescente das instituições de ensino superior da região, ao nível universitário e ao nível do politécnico”, contando com investigadores do Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.