Entrada > Notícias > Mestrado em Ciências Gastronómicas
Publicado em: 08 Agosto 2019

Mestrado em Ciências Gastronómicas

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto criam o Mestrado em Ciências Gastronómicas.

Mestrado

"Portugal possui uma singularidade gastronómica única, sendo talvez um dos países europeus mais capazes de respeitar e integrar o exótico e o diferente na sua gastronomia tradicional e de base mediterrânica. Ou seja, faz a ponte entre continentes, transporta e absorve as outras culturas e nunca deixa de ser singular. O que numa época de globalização e perda de identidade faz toda a diferença. Portugal em particular o vale do Douro onde nos inserimos, possui uma produção alimentar e de vinhos de elevada qualidade, os saberes relacionados com a maximização dos produtos da terra estão ainda bem vivos nas populações e existem conhecimentos científicos e técnicos que permitem maximizar esta singularidade, pois possuímos uma formação na área da gastronomia de elevada qualidade e uma das mais antigas e reputadas escolas de nutrição europeias na Universidade do Porto.

Esta mistura de conhecimentos, única no país, deu origem a este ciclo de estudos em Ciências Gastronómicas, através da qual a academia presta uma renovada atenção à fusão de conhecimentos entre a gastronomia e as ciências da terra e da vida, as ciências da saúde e do sabor, as quais estão na sua base e às questões da gestão de processos e de qualidade que sustentam este tipo de negócios". (Pedro Graça, Diretor da FCNAUP)

Objetivos

Esta formação terá uma abordagem holística nos vários domínios, facilitando pontes entre domínios científicos da FCNAUP com os conceitos práticos da ESHT, fortalecendo a articulação entre os saberes científicos e a sua aplicação prática no mundo real. A leccionação decorre na FCNAUP.