Entrada > Notícias > Nova plataforma Europass

Nova plataforma Europass

A partir de 1 de julho de 2020, o novo Europass fornecerá aos estudantes, jovens e trabalhadores ferramentas e informações úteis para comunicar suas competências e gerir a sua carreira.


A Comissão Europeia lançou no dia 1 de julho a nova plataforma Europass

Esta nova ferramenta pretende ajudar os cidadãos a apresentar as suas qualificações e experiências de uma forma simples, de modo a serem facilmente compreensíveis. Pretende ainda oferecer um conjunto de oportunidades ao nível da educação e emprego em toda a Europa. Uma visão abrangente de competências no novo perfil Europass também ajudará o utilizador a fazer um acompanhamento na aprendizagem e desenvolvimento de carreira.

A nova plataforma Europass será uma ferramenta valiosa para as pessoas ajudando-as a criarem candidaturas a empregos ou cursos; encontrarem informações sobre estudar e trabalhar em diferentes países europeus, bem como armazenar seus diplomas digitais.

Com o novo Europass, estudantes e trabalhadores de toda a Europa podem-se registar e criar um perfil para demonstrar todas as suas competências, qualificações, interesses e experiências. Com base nisso, os utilizadores receberão sugestões personalizadas de cursos e empregos no seu portfólio. Se os utilizadores desejarem candidatar-se a oportunidades de emprego, podem preparar currículos e cartas de apresentação usando o novo editor online Europass. Também podem optar por adicionar arquivos (documentos, diplomas, imagens) a uma biblioteca pessoal, para que suas informações e documentos estejam disponíveis em um local seguro. Os utilizadores também podem compartilhar um link para seu perfil com empregadores, recrutadores e serviços de emprego para obter aconselhamento e apoio em suas carreiras.

Além de novas ferramentas, alunos e trabalhadores de toda a Europa também podem aceder a informações relevantes sobre aprender e trabalhar na Europa, incluindo links para serviços nacionais fornecidos pelos Estados-Membros. Esta informação, bem como todas as ferramentas, estará disponível em 29 línguas, e gratuitamente, na esperança de inspirar muitos europeus a dar o próximo passo na sua aprendizagem e carreira com o Europass.

Informações adicionais podem ser consultadas nos endereços da nova plataforma Europass - https://europa.eu/europass/pt  - e do Centro Nacional Europass - www.europass.pt

Autor

CI — GRI | CAMPUS 2

Tags

Partilhar