Entrada > Notícias > O Património Cultural Subaquático: da proteção à fruição
Publicado em: 29 Maio 2020

O Património Cultural Subaquático: da proteção à fruição

A investigadora Ana Catarina Garcia profere uma palestra no âmbito da UC de Cultura e Património do CTeSP em Turismo e Informação Turística

No dia 29 de maio, pelas 16h00, realiza-se o seminário “O Património Cultural Subaquático, da proteção à fruição: uma análise no âmbito da convenção da UNESCO e da regulamentação nacional/regional”, proferido pela investigadora Ana Catarina Garcia, doutoranda em História-Variante Arqueologia. 

A investigadora Ana Catarina Garcia é membro do CHAM, Grupo Arqueologia Moderna e da Expansão Portuguesa e da Linha História Ambiental, e membro da equipa da Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos.

Para esta investigadora, a formação e experiência profissional de base residem nos estudos portuários da época Moderna (séculos XV-XVIII) e a arqueologia náutica e subaquática, com o recente envolvimento em projetos científicos como o CONCHA “The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage”. É coordenadora científica de vários projetos e foi responsável pela gestão e instrução de processos ligados ao património arqueológico dos Açores, onde se destaca o projeto de classificação da Baía de Angra em Parque Arqueológico, trabalhando então na Direção Regional da Cultura dos Açores.

A sua comunicação irá abordar a importância do Património Cultural dos Oceanos, analisando legislação associada à proteção do mesmo, quer a nível nacional, quer internacional, bem como a fruição que podemos ter.

O seminário realiza-se no âmbito da UC de Cultura e Património do CTeSP em Turismo e Informação Turística (lecionado em Arouca).

Para assistir ao seminário contactar a organização via e-mail:

Combined Shape

Navigation