Entrada > Notícias > Pós-graduação em Enoturismo
Publicado em: 25 Setembro 2019

Pós-graduação em Enoturismo

Candidaturas à pós-graduação em Enoturismo a decorrer até 29 de setembro de 2019

O Curso de Especialização Avançada em Enoturismo é promovido pela Escola Superior de Hotelaria e conta ainda com a estreita colaboração da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte e da AHRESP.

Sendo o Turismo e Vinhos um dos setores da economia com maior taxa de crescimento é necessário dotar os seus profissionais de elevados níveis de competência e especialização. Além da formação dos futuros profissionais do sector, pretende-se a qualificação dos profissionais em exercício que garantam a melhoria contínua e sustentada do Enoturismo e a sua contribuição para alcançar a visão “Make Portugal a must-see and sustainable wine tourism destination”, definida na Estratégia Turismo 2017 no âmbito do Programa de Ação para o Enoturismo 2019-2021.

Pela especificidade das unidades de Enoturismo, pela compreensão da importância do turismo de experiências e pelos recursos humanos como um fator estratégico de negócio no processo com implicações na qualidade de serviço prestado aos clientes, a qualificação dos profissionais em Enoturismo torna-se crucial para atingir os objetivos estratégicos em consonância com os do Turismo de Portugal: valorizar os territórios vinhateiros/destinos de enoturismo [Place], qualificar a oferta de produtos e serviços [Product], capacitar os agentes [People], acrescentar valor nas exportações dos vinhos e potenciar o cross-seelling entre Vinho e Turismo [Promotion].

Aspira-se proporcionar conhecimentos técnicos especializados para que os discentes enfrentem as realidades do Enoturismo, dotando os formandos de capacidades operacionais e de gestão em diferentes áreas. O Curso de Especialização Avançada em Enoturismo tem uma abordagem multidisciplinar e encontra-se organizado em dois semestres letivos, num total de doze unidades curriculares (seis por semestre), onde as áreas científicas de Hotelaria e Restauração e Turismo e Lazer predominam.

Objetivos:
1. Desenvolver as competências na área da Enoturismo, privilegiando uma perspetiva integrada ao nível do desenvolvimento e implementação de políticas e planos de ação em Enoturismo;
2. Satisfazer as necessidades de formação de todos os que pretendem iniciar a sua atividade profissional em Enoturismo;
3. Melhorar os conhecimentos e competências das pessoas que já exercem a sua atividade profissional em Enoturismo;
4. Conceber e implementar sistemas de informação para a gestão, bem como utilizar as novas ferramentas de marketing digital, de forma a potenciar a rentabilidade da Unidade de Enoturismo;
5. Ampliar a capacidade analítica, metodológica e de atuação dos participantes para o Enoturismo.

Mais informações  Candidaturas