Entrada > Notícias > Projeto GreenHost
Publicado em: 25 Março 2024

Projeto GreenHost

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo é uma das instituições envolvidas no consórcio internacional que conta com 19 instituições.

Os dias 22 e 23 de março marcaram o arranque do projeto GreenHost com uma reunião, no dia 22, dos 16 projetos financiados com a equipa do ERASMUS + Centres for Vocational Excellence da União Europeia, e no dia 23 com a primeira reunião de todos os elementos da equipa GreenHost.

Sob o lema pensar localmente, agir globalmente, o GreenHost foi um dos 16 projetos europeus selecionados em mais de 90 candidaturas ao programa COVE da União Europeia. O GreenHost (ERASMUS-EDU-2023-PEX-COVE-project nº101144003, co-financiado pela União Europeia), no âmbito dos centros de formação de excelência, é um consórcio internacional que conta com 19 instituições (de ensino superior, de ensino profissional, organizações públicas e privadas com intervenção na área da hotelaria e turismo) de sete países (Grécia, Bulgária, Chipre, Itália, Espanha, Eslovénia e Portugal).

Em Portugal, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto lidera o Work Package referente à Inovação e Investigação e conta ainda com a participação do Turismo Porto e Norte de Portugal, IP. Com a duração de 4 anos, o GreenHost visa a aquisição de competências ao longo da vida, o reskilling, e upskilling dos colaboradores do setor da hotelaria e turismo contribuindo para um setor mais verde e sustentável. Desta forma, serão implementados 7 work packages com diversas atividades das quais se destacam o desenvolvimento de uma plataforma de cooperação e a promoção de programas de mobilidade nacionais e internacionais para estudantes e professores deste setor de atividade.

A primeira reunião presencial internacional irá decorrer durante o mês de abril na Universidade de Macedónia (entidade coordenadora do projeto), cidade de Salónica, na Grécia.