Entrada > Notícias > Um de Nós | Gonçalo Marques

Um de Nós | Gonçalo Marques

Gest. e Admi. Hoteleira

Nascido em Portimão, Gonçalo Marques é estudante do 2.º ano da Licenciatura de Gestão e Administração Hoteleira na ESHT, escola de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto.


PORQUE ESCOLHESTE A ESHT?
Escolhi a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) no Politécnico do Porto porque estava cotada como a melhor Escola Superior do país, aliado ao meu gosto pelo norte do país e pela descoberta, fez esta ser a minha primeira opção.

QUAIS AS ATIVIDADES A QUE TE DEDICAS ALÉM DOS ESTUDOS?
Além do estudos, este ano dedico tempo à Associação de Estudantes da ESHT, assim como algum trabalho esporádico na área de F&B. Dedico também tempo a prática de desporto, como ténis, badminton ou até mesmo ginásio, assim como passear e conhecer novos lugares com família e amigos.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA?
Enquanto aluno deslocado (Portimão), senti algumas dificuldades em adaptar-me principalmente ao tempo. Por outro lado, na primeira semana de aulas conheci bons amigos, que me tem acompanhado na minha vida académica.

UMA IDEIA OU CONSELHO PARA QUEM VAI AGORA CHEGAR À ESHT?
A faculdade tem uma vertente pedagógica forte, a participação em todos os eventos organizados pela ESHT, assim como pela associação de Estudantes, é muito importante, é uma forma de se aproximarem tanto entre os estudantes como com os docentes.

PARA TI, QUAL É O LUGAR MAIS ESPECIAL DESTA ESCOLA?
Para mim o lugar mais especial da escola é as salas de aula, é lá que nos é transmitido o conhecimento que irá ajudar-nos no nosso crescimento enquanto pessoas e profissionais.

CONTA-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE
Relembro alguns episódios marcantes, mas o que mais me marca pessoalmente, são as semanas finais do semestre, onde no semestre passado tive 4 frequências em 3 dias, assim como muitos trabalhos para entregar. Adoro este sentimento de stress e pressão e sempre que faço um balanço geral da licenciatura começo a pensar neste momentos.

O QUE TORNA A ESHT ÚNICA?
O que torna esta escola tão única é as pessoas. Apesar de ser uma escola pequena, é recheada de talentos e os docentes sabem como cativar este talentos a superarem-se. Como já referi a aproximação entre docentes e alunos faz com que seja uma escola diferente do normal.

COMO TE VÊS DAQUI A 20 ANOS?
Daqui a 20 anos espero ter uma família feliz, assim como uma casa e carro pagos. Em termos profissionais, gostaria de estar a participar na administração de varias unidades hoteleiras ou efetuando consultoria. Gostaria de neste mesmo caminho ter a oportunidade de começar a partilhar conhecimentos que tenha adquirido até ao momento, através da docência. 


A rubrica  Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos. 

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar