Entrada > Notícias > Universidades sul-americanas visitam a Escola Superior de Hotelaria e Turismo
Publicado em: 15 Abril 2024

Universidades sul-americanas visitam a Escola Superior de Hotelaria e Turismo

Universidades sul-americanas estreitam laços com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo em visita de cooperação académica.

Num esforço para promover a internacionalização e a excelência académica, representantes de universidades sul-americanas embarcaram numa jornada de cooperação transatlântica, culminando numa visita à Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT), no passado dia 9 de abril. Liderando delegações de destaque, os professores e administradores das universidades sul-americanas estão determinados a explorar sinergias e estabelecer parcerias estratégicas com a ESHT.

A delegação estrangeira foi composta por reitores e outros representantes da Universidad Autonoma de Manizales e Universidad de Caldas, da Colômbia, e da Universidad Autonoma de Nayarit e Universidad Tecnologica de Nayarit, do México. Integravam ainda a delegação representantes da Câmara de Comércio Manizales por Caldas e da Fundacion Luker, da Colômbia.

A visita, que acontece num momento de crescente intercâmbio global de conhecimento, destaca o interesse mútuo em colaborações académicas que transcendem fronteiras continentais. Durante o encontro, os representantes das instituições discutiram uma ampla gama de oportunidades de colaboração, desde programas de intercâmbio de estudantes e docentes até projetos de investigação conjunta.

Um dos objetivos da visita era, também, o conhecimento dos modelos de ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas. Na visita à ESHT, os Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, Ricardo Santos, e da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, Joaquim Araújo, apresentaram a dinâmica económico-empresarial de cada um dos municípios, destacando oportunidades de colaboração de interesse mútuo, e reforçando o papel que a ESHT representa para melhorar a competitividade das empresas locais.

Além disso, a visita proporcionou um fórum para discussões sobre desafios comuns enfrentados pelas universidades em ambos os continentes. Através dessas conversas informais, os participantes puderam partilhar experiências e melhores práticas, identificando áreas para colaboração que podem levar a soluções inovadoras e impactantes.