Entrada > Notícias > Visita de Estudo à Rota da Filigrana
Publicado em: 25 Maio 2024

Visita de Estudo à Rota da Filigrana

Os estudantes do CTeSP em Animação Turística realizaram uma visita de estudo a Gondomar no âmbito da Rota da Filigrana.

No passado dia 23 de maio, os estudantes do 1.º ano do CTeSP em Animação Turística realizaram uma visita de estudo ao município de Gondomar no âmbito da Rota da Filigrana.

Primeiramente, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Casa Branca de Gramido, na qual está inserido o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, a “porta de entrada” da Rota da Filigrana. Neste local, ficaram a conhecer os processos e utensílios utilizados na produção desta arte, assim como admirar várias peças destacando-se o “Coração Colaborativo”, o maior coração de Filigrana do Mundo elaborado por vários artesãos do município, e o “Vestido de Filigrana” assinado pela estilista Micaela Oliveira em colaboração com o ourives Arlindo Moura.

Seguidamente, os estudantes foram recebidos no CINDOR, o único centro de formação de ourivesaria, joalharia e relojoaria do país. Além de terem visitados as instalações deste centro de formação, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar um workshop de iniciação à filigrana tendo realizado um pingente com o desenho do logótipo da Rota da Filigrana.

Por fim, visitaram a oficina José Monteiro de Sousa & Filhos, uma das várias oficinas que contemplam esta Rota. Assim, puderam ver, in loco, o trabalho detalhista e minucioso dos artesãos que se dedicam a esta arte tão bela e característica do nosso património regional e nacional.

Esta visita de estudo foi realizada no âmbito das Unidades Curriculares de Animação Turística e Cultural, Circuitos, Rotas e Territórios Turísticos e Técnica e Prática de Guia-Interprete, sob a orientação das docentes Benedita Barros e Mendes e Marta Villares Oliveira.