Entrada > Notícias > Wines & Wineries You Can't Miss
Publicado em: 12 Maio 2021

Wines & Wineries You Can't Miss

A nova rubrica da Pós-graduação em Enoturismo nasce com o objetivo de estabelecer um contacto mais próximo dos projetos de enoturismo que diferenciam e promovem o território.

“Wines & Wineries You Can't Miss" é a nova rubrica da Pós-graduação em Enoturismo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto. Nasceu com o objetivo de estabelecer um contacto mais próximo dos projetos de enoturismo que diferenciam e promovem o território, numa (e)tertúlia informal destinada aos estudantes de enoturismo.

A Herdade do Rocim estreou a nossa rubrica, sendo sem dúvida uma das adegas e vinhos a não perder. Situada na região vitivinícola do Alentejo, com cerca de 120 hectares situada entre Vidigueira e Cuba, produzem-se vinhos que refletem o terroir. A adega contemporânea tem a assinatura do arquiteto Carlos Vitorino, inspirado na integração das tradições do vinho e da região, sendo notória a sustentabilidade nos materiais usados e na integração com a paisagem.

O enólogo Pedro Ribeiro partilhou as histórias dos vinhos de talha, os saberes ancestrais da produção destes vinhos, as castas mais adequadas e os processos de vinificação e envelhecimento. Para além das atividades constantes da Rocim, como a visita à vinha pedagógica, provas temáticas e “enólogo por 1 dia”, destaca-se o evento “Amphora Wine Day”, no dia de S. Martinho. Este evento único tem o objetivo de celebrar uma ancestral tradição alentejana, a abertura das talhas, juntando umas centenas de pessoas à volta dos vinhos de talha.

Os estudantes tiveram a oportunidade de provar os vinhos Herdade do Rocim Âmphora Branco 2019, Herdade do Rocim Âmphora Tinto 2019 e Herdade do Rocim Clay Aged Tinto 2018.