Entrada > Notícias > Aula Aberta sobre o Arouca Geopark
Publicado em: 07 Junho 2019

Aula Aberta sobre o Arouca Geopark

No dia 3 de junho decorreu uma aula aberta sobre o Arouca Geopark

No passado dia 3 de junho, a ESHT teve o prazer de receber a Mestre Verónica Bernardo, Técnica de Turismo na Associação Geoparque Arouca, para a aula aberta “Arouca Geopark: uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável”, no âmbito da UC de Relações Interpessoais do 2.ºano da Licenciatura de Gestão de Atividades Turísticas. 

A aula teve como objetivo principal dar a conhecer o Geoparque de Arouca e tudo o que este tem para oferecer, bem como o seu impacto e desenvolvimento em termos internacionais e as suas políticas de sustentabilidade. Verónica Bernardo procurou explicar o conceito de Geoparque, o que é e no que consiste, abordando em especial o exemplo de Arouca.

Distinguido como património geológico da Humanidade pela Unesco, no Arouca Geoparque podemos encontrar 41 geossítios, ou seja, vários locais com interesse geológico e com um valor tanto educativo como turístico. A oradora, fez questão de partilhar com todos os presentes um pequeno livro que apresenta e explica com detalhe todas estas rotas: quais as rotas, quais os locais a visitar e todos os serviços associados. 

Com o decorrer da aula, conseguimos perceber que Arouca não tem apenas para oferecer aos seus visitantes os famosos Passadiços do Paiva e que apesar de ter sido uma das grandes razões para o crescimento e desenvolvimento turístico da região, esta apresenta ainda uma vasta diversidade de produtos turísticos como monumentos, aldeias tradicionais, museus e centros educativos. Para além disso, foi possível perceber as estratégias de internacionalização utilizadas pelo Associação Geoparque Arouca e as suas políticas de sustentabilidade ambiental e social. 

A comissão organizadora da aula agradece a toda a gente que esteve presente e participou de forma ativa; à loja de impressões Infoconde pelo apoio prestado; à Câmara Municipal de Vila do Conde e em especial à oradora, Verónica Bernardo, por ter possibilitado a realização desta aula e por ter partilhado connosco os seus conhecimentos. 

Combined Shape

Navigation